Responsabilidade Socioambiental


A BRASPRESS é uma empresa que sempre pensa no bem estar das pessoas e tem o compromisso de contribuir para uma sociedade mais responsável e para um ambiente mais sustentável.

Responsabilidade Ambiental

Desde 2006, a empresa usa o biodiesel para abastecer sua frota de mais de dois mil caminhões próprios. Combustível renovável, o biodiesel não contém enxofre e reduz significativamente a redução de poluentes. A empresa ainda opera com caminhões movidos a gás natural e realiza controles frequentes de emissão de poluentes em seus veículos.

As principais plantas da BRASPRESS são dotadas de sistemas de captação da água das chuvas e de reuso de água, além da adoção de um programa de reciclagem de lixo e de resíduos em suas filiais. A reciclagem também está presente na doação de equipamentos de informática, fora de uso, para entidades filantrópicas.

Responsabilidade Social

A empresa apoia entidades reconhecidas pelo trabalho social, como a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente e o GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança Com Câncer) e realiza transporte solidário para levar doações de alimentos para vítimas de enchentes em todo o Brasil. Foi o que aconteceu no atendimento aos moradores de Teófilo Otoni, em 2002, e mais recentemente em Santa Catarina, Rio de Janeiro, Alagoas e Pernambuco. A BRASPRESS participa também de campanhas de doação de agasalhos oferecendo transporte para entrega das roupas angariadas.

A parceria com o Programa Mão Certa, da Childhood Brasil, tem como objetivo combater a exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras. A BRASPRESS realiza palestras periodicamente para sensibilização de nossos motoristas para que atuem como agentes de proteção.

Frota engajada com as causas sociais

Pioneira, a BRASPRESS usa com frequência sua frota para incentivar e divulgar campanhas de responsabilidade social sintonizada com temas que impactam toda a sociedade.

Conheça algumas destas iniciativas:

  • Divulgação de fotos de crianças e adultos desaparecidos em parceria com a ONG Mães da Sé e com o Centro Brasileiro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente;
  • Lançamento da Campanha pela Vida, em 2004, para incentivar a doação de órgãos, em parceria com o Ministério da Saúde;
  • Apoio à campanha Outubro Rosa, em parceria com a ONG Instituto Viva a Diferença;
  • Apoio à campanha Maio Amarelo;
  • Apoio à campanha de doação de sangue;
  • Divulgação do projeto Siga Bem Criança que atua no combate a exploração infantil no Brasil e tem como objetivo tornar cada caminhoneiro um parceiro no combate à violência contra a criança e o adolescente.

Saiba mais, conheça o livro da BRASPRESS sobre Sustentabilidade.