NOTÍCIAS


Braspress implementa Central de Gestão de Resíduos no Planeta Azul


Braspress implementa Central de Gestão de Resíduos no Planeta Azul


6 de abril de 2023


Previous Next

Mostrando ao mercado, mais uma vez, o compromisso que mantém com a sustentabilidade do meio ambiente, a Braspress inaugurou a Central de Gestão de Resíduos no Planeta Azul, em Guarulhos (SP), na manhã desta quarta-feira (5).

A área foi criada para processar de modo correto a destinação de materiais recicláveis e para alcançar um melhor controle desse procedimento, de forma mais organizada, pois, além dos resíduos produzidos pelo Planeta Azul, a sede da Companhia recebe um volume considerável das demais filiais espalhadas pelo Brasil afora.

Com a Diretoria da Companhia presente no momento da inauguração, Urubatan Helou, Diretor-Presidente, falou sobre o histórico do comprometimento da Organização com o ESG (Environmental, Social and Governance, sigla em inglês para Governança Ambiental, Social e Corporativa), que começou na década de 1990, e da importância dessas ações para uma aplicação mais concreta da sustentabilidade dentro do hub logístico.

“Nós estamos fazendo hoje uma inauguração formal da nossa Central de Resíduos porque queremos possibilitar que as coisas aconteçam na empresa por inspiração, com a geração de exemplos. A Central de Resíduos está aqui para que, ao olharmos para o chão e vermos um grampo ou um papel, possamos fazer o descarte em determinado lixo, sabendo que esse material terá o destino correto”, iniciou o Diretor-Presidente.

Ele prosseguiu sua fala lembrando como começou essa questão na Companhia: “O ESG é algo novo nascido dentro das startups, que trouxeram o conceito da sustentabilidade geral, mas isso, na verdade, sempre foi feito na Braspress, que já tinha cuidado com o meio ambiente, com a governança e com o social há muito tempo. Por exemplo, desde que construímos nossa filial de Goiânia (GO), na década de 1990, já fazíamos captação das águas das chuvas, que utilizávamos para outras finalidades. Na área social, muitos de vocês – como a Denise, por exemplo, que tem mais tempo de casa – se lembram das ações sociais que sempre fizemos, do amparo ao Hospital do Fogo Selvagem, do transporte solidário para vários cantos do Brasil. Tudo isso, para nós, não é uma coisa nova, mas nasceu lá no começo da década de 1990.

O Giuseppe, o Pepe e o Luiz Carlos assumiram a Diretoria da empresa e foram construindo processos e conceitos para que pudéssemos nos transformar na empresa que somos hoje, com 45 anos e com base de processo, base de patrimonialismo, conceitos de verticalização e premissas sólidas. Por isso, hoje estamos fazendo nossa inauguração formal da Central de Resíduos, pois tudo precisa ser celebrado. Assim como um dia adotamos um conceito simples, de ter nossa máquina de sorvete sem uma gestão, para possibilitar ao nosso funcionário comprar o sorvete, pagando e colocando o troco na caixa, de modo a despertar nele o sentimento da honorabilidade que falta em nosso país, hoje estamos aqui para que as coisas aconteçam por inspiração.

Finalizando, a Central de Resíduos está aí não para sermos diferentes no mercado, e sim para que, ao encontrarmos um grampo ou um papel no chão, possamos procurar um lixo e fazer o descarte imediatamente, conseguindo chegar a uma higienização do pátio com menos custo. O objetivo é um só: buscar resultado. Tudo o que estamos fazendo não se sustenta se não obtivermos lucro. Por isso vamos continuar seguindo o caminho e o modelo da Braspress, aquilo que somos e aquilo que queremos ser.

Desde a equipe de campo até a gerencial, todos são capacitados para atuar de forma sustentável nas filiais. Essas atitudes, além de diminuírem os custos, agregam valor ao trabalho, como forma de evidenciar e valorizar as ações sustentáveis. Assim, podemos contribuir para a geração de renda, fazendo a economia girar de forma responsável e consciente”, finalizou Urubatan Helou.

Ao terminar seu discurso, o Diretor-Presidente convidou Giuseppe Coimbra, Diretor Administrativo-Financeiro; Sarita Almeida, Gerente Nacional de Recursos Humanos; Raphael Silvestre, Gerente Nacional de Frota; Denise de Paiva, Superintendente de Marketing & Comunicação; e Caroline Junia Carvalho, Analista Ambiental, para cortarem a fita de inauguração.


Assessoria de Imprensa

Denise de Paiva MTB:14.156
denise@braspress.com
Fone: +55 (11) 3429-3142